Governo quer mais tecnologia nas aulas para reduzir o insucesso escolar

O secretário de Estado da Educação defendeu, em Torres Vedras, que é preciso mudar práticas pedagógicas, por exemplo com a introdução de conteúdos digitais, para reduzir o insucesso escolar. “Não podemos ter 34% dos alunos que, aos 15 anos, já experimentaram uma retenção, que no ensino secundário atinge 10% dos alunos”, afirmou João Costa, na
+ Read More

Portugal é dos países onde há menos jovens a dizer que gostam muito da escola

  Os adolescentes portugueses têm um problema com a escola. E tem piorado   Grande estudo da OMS sobre a adolescência. Portugal é dos países onde há menos jovens a dizer que gostam muito da escola. E os seus níveis de satisfação com a vida já conheceram melhores dias. Mas em muitos aspectos são mais
+ Read More

A indisciplina “é o maior problema das escolas” e vai ser resolvido.

Depois do ComRegras levantar o tema da indisciplina e de um artigo aqui no blog, parece que quem manda acordou… Esta inversão de politicas é urgente, até muito mais do que “acabar” com os exames… Num grupo de 4200 alunos houve mais de 9 mil expulsões no ano passado. PS, BE e PCP de acordo: solução
+ Read More

Questione o óbvio

O modelo educativo que habitualmente se desenvolve nas escolas tem origem no séc. XIX com a Revolução Industrial, quando se tornou necessário ensinar muitas pessoas, ao mesmo a tempo, a desempenhassem tarefas repetidas. Fazia sentido, quando era necessário difundir informação num mundo sem as características daquele tempo. Para a informação viajar, tinham de construir uma
+ Read More

Em Portugal, a falta de autonomia dos adolescentes “é algo assustadora”

Entrevista a Margarida Gaspar de Matos a propósito do novo estudo da Organização Mundial de Saúde: a família, que os portugueses tanto prezam, dá afecto e apoio, mas os “pares”, sublinha, são essenciais para aprender a negociar, a debater e a descobrir o mundo. Os adolescentes portugueses estão menos com os amigos, depois da escola,
+ Read More

Portal dos Sites

“Para o aluno, o mais importante é fazer um curso bem feito”

Eduardo Marçal Grilo defende escolas mais preocupadas em ensinar bem. E um “acordo” nacional, para que não esteja sempre tudo a mudar na Educação. Há coisas que não devem mesmo “ser postas em causa”, diz. Por exemplo, “o processo de avaliação”. Eduardo Marçal Grilo preside ao conselho estratégico da Futurália, a feira de educação e
+ Read More

Acolhimento e a inclusão de crianças e jovens refugiados no sistema educativo

No âmbito da Agenda Europeia para as Migrações, divulga-se o Guia de Acolhimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico, Ensino Secundário, que se constitui como uma ferramenta de apoio às escolas e aos docentes, tendo em vista o acolhimento e a inclusão de crianças e jovens refugiados no sistema educativo português. Esta publicação encontra-se disponível no site
+ Read More

Educação inclusiva

A propósito de uma sondagem realizada pelo blogue ComRegras aqui fica a análise do Paulo Guinote e a opinião de José Morgado Incluir, quem, como, quando? Paulo Guinote Não tenho qualquer formação em Educação Especial, por isso o que vou escrever é na qualidade de um professor regular que, por diversas circunstâncias que se tornaram
+ Read More

DGEEC diz que “interessa explorar” razões que contrariam insucesso

“Dinamismo das escolas e dos professores” pode inverter a tendência para o insucesso escolar dos alunos vindos de famílias desfavorecidas e com menos qualificações. Estudo do Ministério da Educação confirma que o nível socioeconómico não é o único fator determinante para o aproveitamento. Há muito que a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) tem
+ Read More

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10