Redução de alunos por turma só avança em 2017/18

Governo está a negociar a redução de alunos por turma com o BE e o PCP. Tutela quer aplicar a medida de forma “gradual”, mas Bloco e Verdes exigem “sinais” já este ano de que a medida é para aplicar. As turmas do básico e do secundário vão ter menos alunos, mas só no ano
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Estudo do CNE – Organização Escolar: As Turmas

ESTUDO CNE: ‘ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: AS TURMAS’ O Conselho Nacional de Educação lança publicação: Organização Escolar: As Turmas, a primeira de uma série de estudos temáticos sobre o sistema de ensino. Esta série de estudos pretende contribuir para um melhor conhecimento dos desafios da Educação e para a qualificação das políticas públicas de educação. Os três
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Turmas do secundário com alunos a menos, as do básico têm a mais

As turmas têm, regra geral, uma dimensão média que cumpre a lei, mas no ensino básico 20% estão acima do limite máximo e no ensino secundário 50% não cumprem o limite mínimo, adiantou, este sábado, o Conselho Nacional de Educação. Segundo o estudo do Conselho Nacional de Educação (CNE) “Organização Escolar: As Turmas”, que analisa
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Qual é o preço de termos turmas com 20 alunos? Mais de 750 milhões, diz o CNE

PCP e PEV querem turmas com um máximo de 20 alunos já no próximo ano lectivo. Conselho Nacional de Educação avisa que uma redução assim tão drástica não sairia barata ao Estado. Os projectos de lei do PCP e do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) para reduzir para um máximo de 20 o número de
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Portugal está na linha da frente no desperdício do tempo de aula por motivos disciplinares

Como referi ontem, o estudo do CNE tem alguns dados interessantes. E um deles é o tempo de aula que é gasto com aprendizagem e o que é gasto com problemas disciplinares. Fica claro que que quantos mais alunos tem uma turma menor é a rentabilidade do seu ensino. Que a Finlândia não é tão
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Provas de aferição só são obrigatórias no próximo ano letivo

Ministério da Educação recua na aplicação obrigatória das provas de aferição no 2.º, 5.º e 8.º anos já este ano. Escolas são livres para as realizar e para decidirem se querem ou não manter os exames de Português e Matemática no 4.º e 6.º anos, com carácter de diagnóstico. Tutela assume regime transitório. Afinal, as
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As escolas não são fábricas de exames

A questão de fundo é que as escolas não existem para “preparar alunos para os exames”, nem a educação consiste em “preparar alunos para exames”. A decisão do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de permitir que este ano as escolas do ensino básico decidam se querem ou não realizar as provas de aferição do
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Provas de aferição: Ministro falha no novo modelo de avaliação este ano

Ministro Tiago Brandão Rodrigues optou por dar liberdade às escolas para decidirem se realizam ou não as novas provas de aferição nos 2º, 5º e 8º anos, que têm data marcada para 6 e 8 de Junho. O ministro da Educação não vai conseguir aplicar totalmente o novo modelo de avaliação no ensino básico este
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“Isto é demasiado mau” – A opinião de Paulo Guinote no Público

Educação simplex Paulo Guinote – Público Isto é demasiado mau. Revela impreparação, ausência de rumo, experimentalismo no mau sentido, alijamento de responsabilidades. A evolução da situação da avaliação externa das aprendizagens dos alunos do Ensino Básico ganhou nos últimos dias uma curiosa, embora não inesperada, faceta simplex. Depois da abolição, por via parlamentar, das provas
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Há professores com mais de dez anos de aulas que voltam a não ter lugar no quadro

Ministério da Educação abriu cem vagas para o próximo ano lectivo. A Associação Nacional dos Professores Contratados (Anvpc) considerou nesta quarta-feira que o número de vagas, agora definido pelo Ministério da Educação (ME), para a entrada nos quadros no próximo concurso de docentes vem confirmar que a chamada “norma-travão” “não permite a eliminação da perpetuação da precariedade
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